SOBRE O CLUBE

O CLUBE CARCARÁ EXPEDIÇÕES E AVENTURAS é uma associação, recreativa, esportiva, cultural, educativa e de lazer, sem fins lucrativos, voltada essencialmente para a prática dos esportes de Aventura e Orientação. Fundada legalmente, no segundo dia de Julho de 2014, na cidade de Lauro de Freitas, Bahia, tem também como um dos seus objetivos a educação ambiental como forma de preservação da natureza.

GÊNESIS

Inicialmente, o clube Carcará foi fundado na cidade de Feira de Santana – Bahia por quatro integrantes do Corpo de Bombeiros: Sgts Luiz Agnaldo, Luiz Américo, Alex Mamona e Roberto Cardoso. Foi criada a escola de esportes de aventuras denominada de Carcará Expedições e Aventuras que tinha como objetivo formar novos atletas e adeptos aos esportes, proporcionando viagens e turismos e tinha como principal destinos as cidades da Chapada Diamantina, principalmente Lençóis e Igatu, como também a Santo Amaro da Purificação na região da cachoeira do urubu.
Dentro da sua estrutura foi criado o Carcará Rapel Clube, seguimento do esporte Rapel com o objetivo de formar adeptos a esse esporte de forma especifica.

Com a formação das primeiras turmas, foram sendo inseridos novos associados, que passaram também, alguns, a serem instrutores, em especial o famoso Clayton (Keu).
Em meados de 2003, foi apresentado o esporte Orientação, pelo Sgt Reginaldo do 35° Batalhão de Infantaria de Feira de Santana a alguns integrantes Corpo de Bombeiros e do Carcará e assim nasceram alguns clubes ligados ao esporte Orientação na Bahia.
Luiz Agnaldo, Cardoso, Leila e outros bombeiros e amigos como Dejanir fundaram o Clube Papa-léguas. Luiz Americo, Alex mamona e Mirian fundaram o clube Coyote e assim surgiram os campeonatos de orientação na Bahia: Cambo (estadual) e Ciferror ( Feira de Santana ). Em feira de Santana ainda existia o Clube Verde Oliva do exército conhecido como CORVO e em salvador existia o Clube CAOS ( CLUBE DE AVENTURAS E ORIENTAÇÃO DE SALVADOR).
Inicialmente foi Criada a ASSBO ( Associação Baiana de Orientação) e que no futuro foi transformada em FBO ( Federação Baiana de Orientação) na gestão de Luiz Agnaldo frente a ASSBO.
O tempo se passou e os quatro integrantes do bombeiro foram buscando novos horizontes e a disponibilidade para a instituição Carcará Expedições e Aventuras foi ficando escassa o que levou a paralisação das atividades e seus equipamentos foram divididos entre os seus integrantes de fundação.
Foi solicitado aos fundadores do Carcará Expedições e Aventuras a permissão para usar a marca, o que foi aceito por todos e o Clube Papa-léguas passou a se chamar Associação Carcará Expedições e Aventuras, existindo de fato e de direito com registro em Cartório na Cidade de Lauro de Freitas – Bahia.
Com a transferência do Sgt Luiz Agnaldo para a cidade de Salvador, o mesmo começou a ministrar cursos sobre o esporte orientação e os alunos, em sua grande maioria passou a integrar o clube que ainda tinha sua maior quantidade de atletas em feira de Santana. Inicialmente tinha-se 15 integrantes e em menos de 02 anos superou-se os 300 atletas passando a ser um dos maiores clubes Brasileiro.

CONQUISTAS

Campeão Baiano, Campeão da Copa do Nordeste, Campeão Brasileiro Sprint e o único Campeão do Campeonato Metropolitano de Orientação em todas as suas edições.