Orientação é um esporte onde o competidor, também conhecido como orientista, tem como objetivo a passagem por uma sequência de pontos de controle distribuídos no terreno, os quais estão identificados no mapa. Com auxílio de uma bússola, os orientistas navegam entre pontos previamente marcados. Cada competidor escolhe sua rota de acordo com seu mapa, suas habilidades, condicionamento físico, dentro dos limitas das regras e finalizando no menor tempo possível.

A orientação promove a autoconfiança e a diversão ao ar livre, juntamente com habilidades de condicionamento físico, navegação, planejamento e tomada de decisão.

Os iniciantes aprendem a usar um mapa e uma bússola para alcançar com eficiência lugares onde nunca estiveram antes. Atletas de elite se esforçam para minimizar os erros de navegação enquanto cobrem terrenos complexos em alta velocidade. O maior prazer é enfrentar de forma inteligente os desafios do traçador de percurso e concluí-lo o mais rápido possível.

Os responsáveis pelo desenvolvimento dos mapas e percursos criam rotas que oferecem diferentes níveis de dificuldade. Para iniciantes e crianças, os pontos de controle são colocados na trilha, caminhos, cercas e/ou córregos. Os atletas de elite navegam por rotas mais longas e complexas até colinas, depressões, rochas ou clareiras nas profundezas da floresta. Para orientistas experientes e idosos, os percursos são mais curtos e evitam terrenos muito íngremes ou acidentados, porém mantendo a dificuldade de navegação.

O esporte proporciona condições para que todos o pratiquem, seja ele um atleta de elite ou de outras categorias, homens ou mulheres, crianças pequenas ou com mais de 90 anos de idade. A orientação é realmente um esporte para todas as idades e habilidades.

Fontes:
DIAS, Junior; MORENO, Susamara. Introdução do esporte e leitura de mapas de Orientação. Volume I – 1ª Edição. Formato Digital. 2019.
MANITOBA ORIENTEERING ASSOCIATION. Sobre Orientação (Nossa Tradução). Disponível em (http://www.orienteering.mb.ca/orienteering_about.html). Acesso em: 24/02/2020.